Cultural

Escola Municipal  de Ensino Fundamental               "Professor Anacleto Cruz"

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Anacleto Cruz começou sua trajetória como Grupo Escolar de Sertãozinho, fundado em 1901.  Começa a atender regularmente em junho de 1902, tendo o professor Benedicto de Sá Vianna como dirigente. O município construiu o prédio destinado a abrigar a escola, e o cedeu ao Estado que o geria. Contudo logo o prédio tornou-se pequeno para uma cidade que crescia e para a quantidade de alunos em idade escolar. O atual prédio foi erguido ao lado do antigo, e hoje é tombado pelo Condephaat.

Pela Resolução SC-60, de 21 de julho de 2010, o Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo, por meio de sua Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico, realizou o tombamento da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anacleto Cruz, juntamente com um conjunto de outras 125 escolas construídas entre 1890 e 1930, reconhecendo o valor cultural e histórico das primeiras escolas públicas do Estado de São Paulo. 

Além do pioneirismo na área da educação no Estado, destaca-se nesses prédios o desenvolvimento de uma arquitetura funcionalista, na qual uma construção simples forma o conjunto de salas de aula, distribuídas ao longo de um eixo comum, incorporando princípios de higiene, funcionalidade, administração, ventilação, insolação e adequação de materiais.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anacleto Cruz está localizada na Rua Aprígio de Araújo, nº769, no Centro de Sertãozinho-SP.

          Paço Municipal

"Dr. Antônio Almussa Filho"

No Centro Municipal de Memória, CEMM, encontra-se pintura de Edivaldo Prates de Abreu que retrata um sobrado que serviu como Câmara Municipal. Nota-se a presença de cercamento feito com pilastras e grades. Na parte esquerda, vê-se um poste de luminária no estilo antigo e na ponta direita parte do telhado de uma residência. As janelas do prédio e sua sacada aparecem abertas. Há arbustos na parte frontal e árvores na parte traseira da edificação.

O imóvel retratado na obra foi construído originalmente para ser residência do padre José Lafayette de Godoy. Após inúmeras alterações, foi adquirido pela Câmara Municipal para ser a sede da edilidade e da intendência em 1898, tendo sido utilizado concomitantemente pela Câmara Municipal até 1979, quando a edilidade passou a alugar locais para sediá-la. Atualmente abriga os gabinetes do prefeito e do vice-prefeito, algumas secretarias, departamentos e assessorias mais diretamente ligados ao máximo dirigente municipal.

Fonte: Márcio Kendi

Museu da Cidade

Localizados na área central da cidade a Rua Expedicionário Lellis, 1.500 o complexo abriga a Casa de Cultura e o Museu.

Prédio que abrigou o antigo fórum e cadeia pública em estilo neoclássico foi construído em 1913, projetado pelo arquiteto Manuel Sabacter, inaugurado em 23 de julho de 1916 é tombado pelo Condephaat.

É uma edificação forte e compacta, que revela as características das construções do poder judiciário, do início do século XX. Possui no andar térreo, cinco cômodos, que serviam como celas da cadeia pública e na parte superior, além do amplo salão que servia para o tribunal do júri, existem ainda mais cinco salas.

Em 1958 foi retirado à cadeia pública e em 1969 foi retirado o fórum. A edificação ficou sem utilização até 1971, data em que passou a funcionar no local, o Mobral ocupando apenas o piso superior. No ano de 1976 o edifício passou a pertencer a Secretaria da Segurança e no local foi implantada a Delegacia de Trânsito da cidade, que ocupou aquele espaço até 1994. Em 1995 o prédio foi restaurado e nele foi instalado e CEMM (Centro Municipal de Memória).

Possui documentação histórica, arquivos de jornais, livros, fotos, documentos, depoimentos de antigos moradores etc.

Recebe visitação constante de turistas e grupos escolares e é de caráter público

Centro Municipal de Memória

O Centro Municipal de Memória (CEMM), órgão oficializado em 2006 e vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo do município de Sertãozinho-SP, tem por objetivo promover a reconstituição da memória histórica e sociocultural do seu município através da aquisição, preservação, processamento e disponibilização de acervos de valor histórico em variados suportes. 

Teatro Municipal Professora

Olympia Faria de Aguiar Adami

O Teatro Municipal foi inaugurado em 24 de maio de 1980. Com palco em estilo italiano o teatro comporta 404 lugares. Local de difusão cultural do município apresenta a Mostra Nacional de Teatro e espetáculos de teatro, música e dança, além de palestras e outros eventos. Recebe visitação constante de turistas.

Rua Washington Luiz, 1131 Centro, Sertãozinho - SP

Praça Manoel Rodrigues Santinho

“Mané Gaiola”

O espaço abriga a Centro Municipal de Memória - CEMM, parquinho para crianças e uma área ampla para apresentações artísticas, além de um espaço para a tradicional Feira de Artesanato.

Sertãozinho possui uma identidade única no cenário regional, estadual e nacional e esta imagem comprovada por fatos e documentos históricos de cidade com o tema "CAPITAL DO DESENVOLVIMENTO SUCROENERGÉTICO”.

Rua Expedicionário Lellis, 1.500

Centro Cultural de Sertãozinho

Complexo que abriga a Secretaria de Cultura e Turismo de Sertãozinho, criada em 01 de janeiro de 2017, o centro de mermórias, as salas de reuniões dos Conselhos de Cultura e COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, salas para aulas de Balé, Banda Marcial Municipal da Juventude de Sertãozinho, aulas de capoeira, ensaios de Teatro, Aulas de Artesanato e capacitações em geral, e a partir de Maio abriga a Biblioteca Municipal Antônio Furlan.

Rua: Sebastião Sampaio, 1489 – Centro - CEP: 14.160-600. Fone: 3942-7223.

Biblioteca Municipal “Dr. Antônio Furlan Jr”

A Biblioteca Municipal Dr. Antônio Furlan Júnior, situada na rua Sebastião Sampaio, nº 1.489, contém o maior acervo de livros e documentos para consulta e pesquisas escolares da cidade de Sertãozinho. A biblioteca disponibiliza para o público computadores; sala de recursos audiovisuais que permitirá acesso a filmes e a audiolivros; sala reservada para espera ou leituras breves; uma galeria que possibilitará conhecer um pouco da história de vida do Dr. Antônio Furlan Júnior, que denomina a Biblioteca. Funciona em horário comercial. 

Sebastião Sampaio, nº1.489

Artesanato

São os produzidos por artesãos, totalmente à mão ou com a ajuda de ferramentas manuais, ou, ainda, com a utilização de meios mecânicos, desde que a contribuição manual direta do artesão seja o componente mais importante do produto acabado.

Esse segmento recebe apoio da Prefeitura de Sertãozinho e incentivos através da SUTACO - Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades que tem como objetivo avaliar, classificar e quantificar a produção de um artesão e o cadastramento e emissão de Carteira de Identificação que o credencia como profissional de artesanato.

Através do Decreto Municipal nº 4.241/2003 foi instituído a Feira de Artes e Artesanato de Sertãozinho e é realizada conforme calendário estabelecido pela administração. Também é realizada a semana de artesanato de Sertãozinho durante o mês de março para a comemoração do Dia do Artesão (19 de março) e  reuni  os artesãos, associações e convidados promovendo um evento de qualidade.

Pórticos de Entrada

São dois Pórticos construídos nas entradas da cidade de Sertãozinho e no Distrito de Cruz das Posses, além de monumentos de referência para o turismo, os pórticos podem auxiliar no sistema de segurança com vídeo monitoramento.

CEU DAS ARTES – Centro de Artes e Esportes Unificados Eurídes Ferras Teixeira

Espaço inaugurado em 2014 e destinado à cultura, ao esporte e ao lazer.  O Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), oferece atividades culturais como Cinema, oficinas de arte circense, artes visuais, rodas de leitura, capoeira, hip hop e várias práticas esportivas, o Ceu das Artes atende em média 300 pessoas por dia.

Estação Ferroviária De Sertãozinho

Histórico da Linha: O ramal de Sertãozinho foi aberto em 11/08/1899, ligando a estação de Barracão, em Ribeirão Preto, no tronco da Mogiana, à cidade de Sertãozinho, Sete anos depois, em 1906, o ramal foi prolongado até a Fazenda do Cel. Francisco Schimidt, em Vassoural. Com isso, em 25/11/1906, foi inaugurada uma estação com o seu nome. Em 1914, o ramal foi prolongado até a estação de Pontal, da Paulista, onde se interligaria com as suas linhas. Em 1964, o ramal passou a sair da estação de Ribeirão Preto-nova, e Barracão passou a integrar o próprio ramal. Em 1970, a Mogiana assumiu o tráfego do trecho unido ao da Paulista, Pontal-Passagem, e em 1971, com a criação da Fepasa, o acordo perdeu a razão de ser até. Até 1976, ocorreram trens de passageiros no trecho, quando foram suprimidos. Hoje vários estudos com parceria da Associação de Preservação Ferroviária e demais atores envolvidos em recuperação ferroviária, será implantado o Trem Turístico no Trecho entre Sertãozinho, partindo da Estação Ferroviária e chegada em  Pontal no Instituto Engenho Central.

 

Religioso

Parque do Cristo Salvador

Localizado no Morro do Vanzela, uma antiga pedreira na entrada da cidade, é o ponto de partida para o "Caminho da Fé" até Aparecida. O conjunto tem uma imagem do Cristo sobre um pedestal com 57 metros de altura (pedestal e monumento), com escadaria e elevador para deficientes e idosos. Contempla, ainda, estacionamento, ciclovias, mirante público, iluminação diferenciada, cercamento do Parque, calçadão, restaurante e lanchonete. Dois artistas plásticos mineiros, Marcos Moura e Genésio Moura, são os autores da obra. 

 

 Aberto para visitação de terça a domingo, das 9h ás 21h.

Ponto de partida Caminho da Fé

O Caminho da Fé, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. Foi inaugurado em 2003, e em Sertãozinho é ponto de partida para o Caminho da Fé.

 O percurso de Sertãozinho ao Santuário de Aparecida possui 571 Km.

Igreja Matriz  - Praça 21 de abril

Inaugurada em 6 de maio de 1928 e concluída em 1934 a sua torre colocada em 07 de dezembro de 1947, ali foram postos três sinos. Atualmente, na parte superior da Sacristia, está instalado um pequeno museu em homenagem ao Pe. Antônio de Oliveira, falecido em 2002, que foi seu pároco por mais de 50 anos.Local de grande relevância turística recebe grande numero de visitantes.

Nossa Senhora Aparecida

É a Padroeira da cidade, em sua homenagem são realizadas as comemorações em 12 de outubro, Sertãozinho tem uma forte ligação histórica com o aparecimento da imagem, segundo consta, Antônio Malaquias Pedroso, o fundador da cidade seria descendente de Felipe Pedroso, um dos pescadores que encontraram a imagem de Nossa Senhora Conceição no Rio Paraíba, na cidade de Guaratinguetá em 1.717.

Esta imagem fica localizada na entrada da cidade pela avenida Octávio Verri.

Igreja Matriz da Paróquia Santa Cruz

No dia 06 de Maio de 1905, a Lei nº 80 denominou Praça Cel. Francisco Schmidt o Largo da Matriz de Santa Cruz das Posses. Em 30 de Novembro de 1938 o nome do distrito foi abreviado para Cruz das Posses e permanece até os dias de hoje.

Capela São Benedito da Colônia Preta

Localizada no Distrito de Cruz das Posses, distante dez quilômetros de Sertãozinho pela estrada municipal que conduz à Usina Albertina, conserva elementos originais da construção concluída em 1911. Formada por descendentes de escravos libertos que se instalaram em Cruz das Posses (distrito de Sertãozinho) em 1889, num sítio conhecido como "Colônia Preta", mantém viva há mais de 100 anos a tradicional Festa de São Benedito, ocasião em que recebe visitantes de toda a região. Bisnetos e ex-escravos, Antônio Carlos e seus irmãos mobilizam filhos, sobrinhos, netos, bisnetos e amigos para trabalhar nos preparativos e organizar o festejo, que reúne centenas de devotos e sempre acontece no (ou próximo ao) dia 13 de maio, data da Abolição da Escravatura.

Dia de Folia de Reis (Lei nº 6035/2015)

As Folias de Reis de Sertãozinho e Região são convidadas para apresentação no Parque do Cristo Salvador;

Demanda: Evento Religioso Comemorativo Regional;

Estimativa de Público: 500 pessoas

Responsável pelo Evento: Secretaria de Cultura e Turismo.

FESTA DE BOM JESUS DA LAPA

Evento comemorado no Bairro Jardim Alvorada (Paróquia Bom Jesus), e no Distrito Cruz das Posses (Paróquia Santa Cruz), tem atraído a cada ano, maior número de fieis;

Estimativa de Público: 8.000 a 10.000 pessoas;

Responsável pelo Evento: Paróquia Santa Cruz – apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Festa da Paz

Evento Gospel, com apresentações artísticas no dia 12 de Dezembro de cada ano;

Demanda: Religioso;

Estimativa de Público: 7.000 pessoas;

Responsável pelo Evento: Comunidade Gospel e Secretaria de Cultura e Turismo.

Evento comemorado no Bairro Jardim Alvorada (Paróquia Bom Jesus), e no Distrito Cruz das Posses (Paróquia Santa Cruz), tem atraído a cada ano, maior número de fieis;Responsável pelo Evento: Paróquia Santa Cruz – apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Negócios

 

Fenasucro & Agrocana

O Evento que recebe mais Turistas da cidade, A Maior Feira do Setor Sucro-energético e a Única a reunir toda a cadeia produtiva do setor, em 2017 comemora 25 anos,  são  35 mil visitantes, 35% do Setor agrícola, 46 Países, em pesquisa de satisfação, 66% dos visitantes estiveram completamente satisfeitos, 62%Pretendem retornar, são oferecidos mais de 200 Horas de conteúdo nas conferências e passam mais de 5000 pessoas.

Estimativa de Visitantes: 35000 pessoas

Responsável pelo Evento: Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Reed Exbitions

Agronegócios Copercana

Feira que é vitrine de produtos Agrícolas no Setor Canavieiro,  são mais de 80 expositores que levam novidades Tecnológicas  em máquinas e equipamentos agrícolas para os pequenos e médios  produtores, gerando 250 milhões em negócios.

Expetativa de Público: 5000 pessoas.

Responsável pelo Evento: Canoeste – Associação dos Plantadores de Cana do Estado de SP

 

Rurais

Hotel Pousada Chalé das Flores

O Hotel Pousada Chalé das Flores oferece aproximadamente 6 mil metros quadrados de área verde, incluindo lindos jardins com diversas esculturas, hortênsias, hibíscos, lírios, amarilis, rosas, etc. Várias obras de arte e esculturas estão dispostas pelos jardins da pousada. apenas 10 minutos do centro da cidade. Rua das Violetas, 14Sertãozinho, SP

Fazenda São Geraldo PESCA & LAZER

A Fazenda São Geraldo Pesca & Lazer iniciou no Turismo em 1998, localizada as margens da Maior represa da região (42 alqueires), são 3 lagos de pesca de varias espécies de peixes, salão de festas e buffet com capacidade para até 1300 pessoas, e possui a mais antiga Piscicultura da região e a única do mundo a produzir alevinos da espécie de peixes tucunaré, recebe alunos de Universidades de várias partes do País e Turistas de outros Países, realiza workshops na área de Piscicultura e Aquaponia (cultivo de peixes e hortaliças) faz parte da ATURP – Associação de Turismo Rural de Ribeirão

Clube de Pesca Vida Boa

Clube de pesque e pague e pesca esportiva de várias espécies de peixe, aberto de quarta a domingo e feriados das 07h30 as 18horas.

Rod. Carlos Tonani, km 84 Sertãozinho, SP

Fone: (16) 3491-7100

Instituto Engenho Central

Museu da Cana - Sertãozinho / SP

O museu está instalado em um antigo engenho de cana-de-açúcar do início do século XX. Seu acervo é composto de todo o maquinário e objetos utilizados no engenho, permitindo aos visitantes conhecerem a história da produção e da importância do açúcar no século XX, durante um belo passeio pelo antigo engenho.

Pousada Rural Riacho Alegre

Realiza eventos para até 300 pessoas e hospedagem para até 50 pessoas e Endereço: Estrada Vicinal Dumont Barrinha

Telefone: 016 981625626

Estância Fazendinha

Estância Fazendinha está aberta ao público desde 1999, tem como atrativos pesca esportiva com 6 lagos, prainha de água natural com tirolesa, pedalinhos, trenzinhos, trilhas, pomar, horta orgânica, animais e muito verde. restaurante rural oferece comida caseira todos os dias. Trabalhamos com grupos de escolas, grupos de melhor idade, confraternização de empresas, hospedagem. Fazemos festas de casamento, aniversários, eventos no geral.

Participa do Roteiro Rural de Sertãozinho-Barrinha- Pontal

Vista Alegre Fazenda Hotel

Fazenda Vista Alegre está localizada no Vale do Rio da Onça, na bacia do rio Mogi Guaçu, entre Barrinha e Sertãozinho, na macrorregião do centro norte paulista, próximo a Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. Atualmente, além da cana, a propriedade também possui gado leiteiro da raça Jersey, produz milho e turismo rural. A fazenda possui reserva legal com vegetação de transição entre mata atlântica e cerrado, animais silvestres; como macaco Bugio, lobo guará, tatu, capivara entre outros. É um lugar muito agradável para descansar e se divertir.

 

Naturais

Parque Ecológico e de Lazer Gustavo Simioni

Também conhecido como Parque da Cidade ou Praia de Sertãozinho, está localizado na Rodovia Armando Sales Oliveira (SP-322) Km-342, distante 5 km.

 O parque que tem uma área de mais de 800 mil metros quadrados, com mata nativa. É mantido pela Prefeitura Municipal e ofereceatividades esportivas como pesca, futebol, tênis e ciclovia. Também tem muitas opções de lazer como praia artificial, piscina, pedalinhos, praça de alimentação e área para churrasco.

Pertencente a Prefeitura de Sertãozinho, a entrada é gratuita, e a capacidadede 3.500 visitantes/dia, no ano de 2016 registrou visita de 240.000 pessoas.

Abriga também a Escola de Educação Ambiental Clóvis Badelotti e recebe visitação local e regional de grupos escolares, possui: pomar, orquidário, estufas de germinação, estufas de plantas ornamentais, jardim de plantas medicinais, minhocário, compostagem, horta orgânica, dentre outros.

Escola Ambiental 

A Escola de Educação Ambiental “Clóvis Badelotti” é aberta ao público e recebe visitação do local e de toda região de grupos escolares, possui: pomar, orquidário, estufas de germinação, sementeiras, estufas de plantas ornamentais, jardim de plantas medicinais, minhocário, compostagem, horta orgânica, dentre outros. Recebe ainda o projeto “Jovem agricultor” e capacitações gratuitas em várias áreas da Educação Ambiental.

Viveiro Municipal

O viveiro Municipal de Sertãozinho faz plantio e cultivo de várias espécies de plantas nativas, com funções variadas paisagísticas, para plantio em calçadas, áreas de preservação e em rotatórias, recebe visitantes de vários locais onde é feito doação de mudas com as respectivas orientações de plantio, funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 16h, na rua Joaquim Pereira da Silva, 330 - Jardim Bandeirantes, próximo à caixa d'água do SAEMAS. É necessário apresentar um documento pessoal com foto e preencher um breve cadastro.

 

Desportivo

Conjunto Poliesportivo Edgard Dega Gonçalves

Também chamado de patinódromo é o mais completo conjunto poliesportivo da região. Abriga a única pista de corrida sobre patins do Brasil. Além de quadras poliesportivas, tênis, hóquei, piscina semiolímpica. Localizado na Av: Afonso Trigo, 500 - São João

Estádio Frederico Dalmaso “Fredericão"

Com total infraestrutura, o estádio possui área de imprensa, arquibancadas cobertas, torres de iluminação, vestiários de atletas com acesso subterrâneo. Também funciona como sede do Sertãozinho Futebol Clube. Localizado Rua: Guilherme Volpe nº 1350 - Jardim Sumare 

Sertãozinho SP

Ginásio Municipal de Esportes

Pedro Ferreira 

Espaço para praticar diversas modalidades esportivas, como vôlei, basquete, futebol de salão, hóquei e patinação, lutas marciais. Na parte superior, pode-se praticar jogos de salão: dama, truco, xadrez, e outros. Endereço Rua Bartholomeu Sala, 54

Centro Olímpico “Maria Zeferina Rodrigues Baldaia”

O espaço é dotado de uma ampla estrutura esportiva e, recentemente, recebeu diversas melhorias, como a troca do revestimento de toda a pista de atletismo, construção de duas novas raias, construção de arquibancada, instalação de iluminação na pista, entre outras. Está localizado na Rua Hugo Zanini, s/n, no Jardim Europa.

© 2018 - Todos os direitos reservados COMTUR

Logo 8 to one final branco.png

Site criado por 

8 to One