top of page
Igreja-Matriz-1.jpg

Religioso

caminhodafe.png

Ponto de partida Caminho da Fé

O Caminho da Fé, inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida. Foi inaugurado em 2003, e em Sertãozinho é ponto de partida para o Caminho da Fé.

 O percurso de Sertãozinho ao Santuário de Aparecida possui 571 Km.

Parque do Cristo Salvador

Localizado no Morro do Vanzela, uma antiga pedreira na entrada da cidade, é o ponto de partida para o "Caminho da Fé" até Aparecida. O conjunto tem uma imagem do Cristo sobre um pedestal com 57 metros de altura (pedestal e monumento), com escadaria e elevador para deficientes e idosos. Contempla, ainda, estacionamento, ciclovias, mirante público, iluminação diferenciada, cercamento do Parque, calçadão, restaurante e lanchonete. Dois artistas plásticos mineiros, Marcos Moura e Genésio Moura, são os autores da obra. 

 

 Aberto para visitação de terça a domingo, das 9h ás 21h.

332385239d9a593775288d5f137e3481.webp
DSC06635.JPG

Igreja Matriz  - Praça 21 de abril

Inaugurada em 6 de maio de 1928 e concluída em 1934 a sua torre colocada em 07 de dezembro de 1947, ali foram postos três sinos. Atualmente, na parte superior da Sacristia, está instalado um pequeno museu em homenagem ao Pe. Antônio de Oliveira, falecido em 2002, que foi seu pároco por mais de 50 anos. Local de grande relevância turística recebe grande numero de visitantes.

Nossa Senhora Aparecida

É a Padroeira da cidade, em sua homenagem são realizadas as comemorações em 12 de outubro, Sertãozinho tem uma forte ligação histórica com o aparecimento da imagem, segundo consta, Antônio Malaquias Pedroso, o fundador da cidade seria descendente de Felipe Pedroso, um dos pescadores que encontraram a imagem de Nossa Senhora Conceição no Rio Paraíba, na cidade de Guaratinguetá em 1.717.

Esta imagem fica localizada na entrada da cidade pela avenida Octávio Verri.

Igreja_Santa_Cruz_em_Cruz_das_Posses,_distrito_de_Sertãozinho._Construida_de_1945_a_1965_-

Igreja Matriz da Paróquia Santa Cruz

No dia 06 de Maio de 1905, a Lei nº 80 denominou Praça Cel. Francisco Schmidt o Largo da Matriz de Santa Cruz das Posses. Em 30 de Novembro de 1938 o nome do distrito foi abreviado para Cruz das Posses e permanece até os dias de hoje.

Capela São Benedito da Colônia Preta

Localizada no Distrito de Cruz das Posses, distante dez quilômetros de Sertãozinho pela estrada municipal que conduz à Usina Albertina, conserva elementos originais da construção concluída em 1911. Formada por descendentes de escravos libertos que se instalaram em Cruz das Posses (distrito de Sertãozinho) em 1889, num sítio conhecido como "Colônia Preta", mantém viva há mais de 100 anos a tradicional Festa de São Benedito, ocasião em que recebe visitantes de toda a região. Bisnetos e ex-escravos, Antônio Carlos e seus irmãos mobilizam filhos, sobrinhos, netos, bisnetos e amigos para trabalhar nos preparativos e organizar o festejo, que reúne centenas de devotos e sempre acontece no (ou próximo ao) dia 13 de maio, data da Abolição da Escravatura.

Capela_São_Baneditoda_Colônia_Preta.png
4654602.jpg

Dia de Folia de Reis (Lei nº 6035/2015)

As Folias de Reis de Sertãozinho e Região são convidadas para apresentação no Parque do Cristo Salvador;

Demanda: Evento Religioso Comemorativo Regional;

Estimativa de Público: 500 pessoas

Responsável pelo Evento: Secretaria de Cultura e Turismo.

Festa Bom Jesus da Lapa

Evento comemorado no Bairro Jardim Alvorada (Paróquia Bom Jesus), e no Distrito Cruz das Posses (Paróquia Santa Cruz), tem atraído a cada ano, maior número de fieis;

Estimativa de Público: 8.000 a 10.000 pessoas;

Responsável pelo Evento: Paróquia Santa Cruz – apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Festa de Bom Jesus da Lapa.png
Festa da Paz.png

Festa da Paz

Evento Gospel, com apresentações artísticas no dia 12 de Dezembro de cada ano;

Demanda: Religioso;

Estimativa de Público: 7.000 pessoas;

Responsável pelo Evento: Comunidade Gospel e Secretaria de Cultura e Turismo.

Evento comemorado no Bairro Jardim Alvorada (Paróquia Bom Jesus), e no Distrito Cruz das Posses (Paróquia Santa Cruz), tem atraído a cada ano, maior número de fieis;Responsável pelo Evento: Paróquia Santa Cruz – apoio da Secretaria de Cultura e Turismo.

bottom of page